terça-feira, maio 22, 2007


Reflexões sobre a Vida

Equilíbrios (estáveis e instáveis) e Desequilíbrios



I,III e IV são equilíbrios, mas instáveis;
II,IV e VI são pontos de equilíbrio estável;
entre eles encontram-se desequilíbrios...





Mesmo sabendo que vivem um equilíbrio instável, há pessoas que se deixam estar em I, não querendo que nada nem ninguém os perturbe. A mim soa-me a pouca ambição, falta de coragem, a medo de sofrer durante a passagem para qualquer outro dos equilíbrios, na pior das hipóteses, do mesmo género ( III,V), que apesar de também instáveis serão mais ricos, mais plenos e mais gratificantes. É por comodismo e é com resignação que permanecem em I. Afirmam estar bem e em equilíbrio. E, de facto, estão. Mas, estão num equilíbrio frustrante, redutor e sentem ( se não o souberem conscientemente) que vivem aquém das suas possibilidades e muito, muito distantes daquilo que a vida lhes poderia proporcionar. Longe daquilo, que muito provavelmente, merecem.


Eu, pessoalmente, tenho plena consciência dessas limitações e sofro mais, mais do que essas pessoas. Sinto a ambição de viver permanente, a frustração de não me conformar com um estado de equilíbrio menor, seja ele estável ou instável. E, o resultado não é menos frustrante, porque não consigo atingir ou aguentar-me no ponto I sequer...

Vivo muito mais tempo em desiquilíbrio por ambicionar demais, provavelmente.

Deveria ir "avançando" de ponto para ponto? como se de um trajecto bem definido se tratasse? Serão os equilíbrios, a que chamo de intermédios, necessários e indispensáveis? Terei receio de me acomodar a eles e de me tornar simplória?



p.s.: desculpem a presunção


Sem comentários: