terça-feira, março 27, 2007

Dia Mundial do Teatro


A consolidação do teatro, enquanto espectáculo, na Grécia antiga deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões.
Teatro de Delfos (Grécia)
Teatro em Portugal

Gil Vicente (1465 – 1536?) : É considerado o fundador do teatro português, no século XVI.

D. José, rei de Portugal : Seguindo as instruções de seu pai, inaugurou em Lisboa, a 2 de Abril de 1755, o Teatro Real do Paço da Ribeira (no Terreiro do Paço), mais conhecido por Ópera do Tejo, situado junto ao rio do mesmo nome, num espaço entre os actuais Terreiro do Paço (Praça do Comércio) e Cais do Sodré. Seria a estrutura mais luxuosa e inovadora do género na Europa, que cairia totalmente por terra com o terrível terramoto de 1755 e contando apenas sete meses de vida.

Almeida Garrett (Porto, 1799 – Lisboa, 1854) : Foi um proeminente escritor e dramaturgo romântico, que fundou o Conservatório Geral de Arte Dramática, edificou o Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa e organizou a Inspecção-Geral dos Teatros, revolucionando por completo a política cultural portuguesa a partir de 1836, no rescaldo das Guerras Liberais.
Fonte: wikipédia

Sem comentários: