quarta-feira, março 14, 2007


Albert Einstein



(Ulm,14 de Março de 1879 — Princeton, 18 de Abril de 1955)






"Não acredito num Deus que recompensa o Bem e pune o Mal."




Foi o físico que propôs a teoria da relatividade. Ganhou o Prémio Nobel da Física de 1921 pela correcta explicação do Efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atómica, apesar de ter sido contra o seu desenvolvimento como arma de destruição em massa.
Após a formulação da teoria da relatividade em Junho de 1905, Einstein tornou-se famoso mundialmente, na época algo pouco comum para um cientista. Nos seus últimos anos, a sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na história, e na cultura popular, Einstein tornou-se um sinónimo de alguém com uma grande inteligência e um grande génio. A sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o Einsténio.
Foi um dos maiores génios da Física, tendo o seu QI estimado em cerca de 240.



A frase famosa de Einstein: "A mecânica quântica está a impôr-se. Mas uma voz interior diz-me que ainda não é a teoria certa. A teoria diz muito, mas não nos aproxima do segredo do Velho (the Old One). Eu estou convencido que Ele não joga aos dados."



Saber mais aqui, aqui e aqui.


Sem comentários: