domingo, janeiro 21, 2007

Programa da RTP

Uma iniciativa de louvar ( mesmo não sendo original) que poderá vir a prender a atenção muito distraída do público. É uma ideia que para além dos evidentes efeitos pedagógicos poderá desviar a atenção de muitos que têm vivido com telenovelas e reality shows.

Para o público em geral e , também por mim falo, não será fácil fazer uma escolha verdadeiramente esclarecida, tendo em conta que o conhecimento relativo a cada uma das personalidades é muito pouco profundo.

Não percebi ainda muito bem em que critérios deverá assentar a escolha. Se no maior ou no melhor português de sempre.

Tendo em consideração a minha relativa ignorância no que respeita à maioria das personalidades, a escolher o melhor português de sempre o meu voto seria para Aristides de Sousa Mendes. Homem de uma coragem incomensurável que desafiou o poder desobedecendo às ordens da ditadura. Pai de 12 filhos, não era rico e sabia que estava condenado a pagar um preço elevado pela sua desobediência. Mas, o seu sentido humano e humanitário falaram mais alto, tendo passado numa semana 30 000 vistos, cerca de um terço a judeus, que salvou de um destino terrivelmente cruel. Um homem excepcional, superior, com valores elevados e muitíssimo raros quer naquela época quer nos dias de hoje.

Sem comentários: